"Ninguem faz trabalho de 10 anos"..."o jogador bom e aquele que nao hora decisiva nao respeita o tecnico"....Marcel..me desculpe mas queria voltar a essa discussao sobre essas declaraçoes sobre o atleta OSCAR.Li um comentario seu sobre o HR abusar de seu nome no Brasil pra prevalecer sua vontade nos jogos em discussoes com arbitragens.Mas ja vi infelizmente o NOSSO GRANDE IDOLO OSCAR ter feito um pouco pior em quadra.Sei que nao e sobre sua pessoa mas gostaria de um posicionamento seu sobre estes acontecimentos.Sera que ninguem faz trabalho de 10 anos mesmo? quais sao suas propostas para se fortalecer o basquete brasileiro em nivel mundial? gostaria realmente de saber sua opiniao pois nao acho o melhor caminho este em que usamos a midia imediatista para provarmos q nao estamos no caminho certo. Sera que esta tudo tao errado assim mesmo!? Espero ansiosamente sua resposta. Atenciosamente. Rodrigo Alves.
Marcel
RE: 13-12-2002 2:51:
Rodrigo, creio que o Oscar, na sua ótica, tenha expressado a sua angústia em ver os jogadores do Brasil passando a bola de mão em mão, sem encontrar uma solução para o arremesso e o cronômetro estourando os 24 segundos. Nessa hora, o técnico infelizmente não pode jogar e o atleta tem que tomar uma decisão. Não sei se vc sabe, mas ele estava em Indianápolis e assistiu a todas as partidas do Brasil da arquibancada. Seguramente é uma visão diferente da nossa, pois dá para ver detalhes os quais não tivemos acesso, como as expressões faciais dos jogadores, técnicos, dirigentes, etc. Não posso comentar as atitudes de ninguém dentro da quadra. Cada um tem suas razões e o basquete praticado aqui é bem diferente do basquete praticado numa competição internacional de peso. Quanto melhor o nível da competição, menor a influência de certos fatores no resultado da partida. É óbvio que se faz trabalho de 10 anos, mas ninguém pode esperar 10 anos para obter resultados, principalmente na seleção brasileira. O basquete, como todo esporte, vive da competição e de resultados. Não fôsse assim, seria melhor ficarmos somente treinando. Aí tudo estaria dentro do planejado. Todas as minhas propostas para mudar a cara do basquete brasileiro são baseadas em treinamento apropriado. Sem esse tipo de treinamento, não existem sequer propostas. Como próprio nome diz, a mídia (imediatista ou não) é apenas um meio para divulgarmos nossas opiniões e idéias. Do mesmo modo que utilizo a mídia para criticar resultados e propor soluções, outros a utilizam para denegrir, ironizar e ofender a minha pessoa na tentiva de desqualificar minhas observações. O que vale é o grau de senso comum e consciência na utilização que damos a ela. Não é questão de estarmos errados ou não, mas o resultados obtidos nos últimos anos, seguramente estão muito aquém do nosso nível técnico. Infelizmente dispomos de apenas alguns meses para mudar a cara do basquete. Atenciosamente.
Vinícius
RE: 13-12-2002 2:09:
Caro Rodrigo , permita-me , humildemente me intrometer em seu questionamento ao Marcel sobre os temas destacados por vc e opinar , mesmo que não perguntado e quem sabe , até errado ... Não acredito que esteja tudo errado , nem que nos esteja sendo apresentado ,o fundo do poço . Temos revelações , jogadores nos principais campeonatos do mundo , brilharecos . Mas infelizmente estamos mais perto , de lá , do fundo , do que deveríamos . Penso que num momento como esse devemos lançar mão do que nos é devido . Imediatismo ? Talvez . Mas e outra olimpíada pela televisão ? Qualquer técnico que veja uma seleção convocada , escalada e comandada , como a nossa tem sido , tem inúmeras e eficazes propostas para livrar-nos do naufrágio . Quanto aos 10 anos de trabalho , todos temos projetos de 10 , 15 até 20 anos . A questão é a evolução e o estágio que alcançamos aos 5 , entende ? Check list . Num tá bom , num funcionou ? Troca-se ... Agora , se por sermos técnicos , não pudermos falar e opinar em nome de uma inexistente e promíscua ( vide sucessão do cargo em questão ... Lula lá ) , é melhor irmos pra outro lugar . Tipo Cuba assim . salve comandante Fidel . Perdoe-me a interrupção e as impressões , repito , possivelmente , obtusas . obrigado