TRIBUNA
[voltar]  

José Irineu

databasket

23-11-2002 -

Acho que todos conhecemos de cor e salteado, todos os problemas que temos no basketball, e não só nele, mas no esporte de modo geral. Mas falando de basketball, que é o esporte que gosto e pratico, precisamos parar de elucidar os milhares de problemas e começar a propor soluções para que possamos melhorar o nosso basket. Temos um material humano muito grande, e mesmo assim a Argentina consegue um vice-campeonato com um país que,
se não me engano, é um pouco maior que SP. A minha sugestão (dentre as muitas que tenho) é que precisamos descentralizar o foco das categorias de base dos clubes. Nada que os clubes façam algo de errado, mas muitos garotos (pobres em sua maioria) deixam de ter acesso a treinamentos de nível mais elevado que desenvolvem um jogador, pelo fato desses se encontrarem na sua grande maioria em clubes particulares. Existe o fato de alguns clubes terem em sua norma um número mínimo de sócios (que na maioria acabam parando quando chegam ao juvenil), o que acaba tirando a vaga de garotos que poderiam seguir carreira.
As idéias são muitas, essa é apenas um resumo de uma delas. Mas, até pela minha relativa juventude, ainda só tenho idéias e não sei como coloca-lás em prática, espero que aqui, um lugar com profissionais como Marcel, minhas idéias talvez possam sair do papel.

Marcio

 

RE: 30-11-2002 23:07   

Novamente , Parabens Marcel....pessoa inteligente e de bom senso. Concordo com varias ideias suas, assiti jogos seus como treinador em Mogi Guaçu em 2000, no qual eu era treinador da cidade de Araras, e assiti sua final contra Paulinia, onde estão aqueles jogadores que vc trouxe, do Pinheiros estão jogando onde?.
Quanto as categorias de base, trabalhei com elas, e com muito orgulho que revelamos o jogador Vinicius Rodrigo Pinto, lateral ou "alinha ", 17 anos, 2,03m, que esta no COC, quando ele começou na escolinha ele era mirim e tinha 1,94m, poderia ter cometido o engano comum, vai ser pivo, mas treinou em todas as posiçoes , e ele "fazia" pivo .. para ajudar a equipe....pensei no futuro do jogador..



abraço


Marcio

Marcel

 

RE: 30-11-2002 3:08:   

Paulo, em primeiro lugar, utilizo a sigla HR, pois é o modo como o nosso treinador da seleção rubrica a súmula de jogo e identifica suas bagagens durantes as viagens: HR. Não existe nenhuma conotação pejorativa nisso. Será que o MJ reclama quando alguém utiliza essa sigla nos jornais? E o T-Mac? Creio que vc não me tenha entendido quando falo de renovação. Só faltava vc achar que eu não reconheço o trabalho de Franca, HR e tantos outros técnicos e equipes na renovação do basquete brasileiro. Estou martelando há muito tempo a idéia de que não adianta vencer títulos nas categorias menores e não formar jogadores para o basquete brasileiro. Isso parece estar virando consenso. Na verdade, as únicas coisas que critico no atual técnico da seleção brasileira são seus resultados alcançados nos últimos 6 anos.

Marcio

 

RE: 30-11-2002 1:25:   

Caro Paulo, uma pergunta, vc naum e parente do Helio? Pois tem o mesmo sobre nome....
Quanto ao Marcel, ele tem sua opinião, que deve ser respeitada, e ninguem esta dizendo que o trabalho frente a clubes do Sr Helio Rubens, naum de resultado , os titulos falaum por si só, naum Paulo..?
O que o Marcel diz que a postura, e maneira que ele comaNDA a seleção masculina, esta defasada, e alguns jogadores tb.; vc naum achha?, Pô, deixar Arnaldinho, Waltinho (porque sera que o valtinho sempre pede dispensa?), Fulvio etc e levar o filho dele e demais, vc naum acha?
Sem a critica o nosso basquete jamais vai chegar a lugar algum........


Marcio

paulo fernando garcia junior

 

RE: 29-11-2002 4:09:   


Aos apaixonados por basket , uma crítica as pessoas que dizem que o nosso basket não se renova .
E PRINCIPALMENTE A MARCEL , que vem criticando o trabalho de HELIO RUBENS GARCIA .
Franca vem revelando nos três últimos anos um número fantástico de jogadores atráves de suas categorias de base que vão para outros times atuar na categoria adulta
Jogadores como Fransergio - Vasco da Gama , Fernando Reis - Bauru , Ricardo - Franca basquete , Jorge - Uniara , Anderson Varejão - Barcelona , Atilio - Santo Andre , Rafael Pessoni -Botafogo e outros jogadores.
Jogadores revelados atraves de trabalhos feitos por HELIO a vários anos .
Vários clubes da capital paulista investem nas categorias de base , mas ai é que vem o interessante comentado por Jose Irineu Camargo , só pensam em títulos , isso prova porque clubes da capital tem muito mais títulos nas categorias de base do que o interior paulista .
O TRABALHO DE HELIO RUBENS GARCIA ,a nível de clubes , associa conquistar títulos mas inovar o esporte trazendo caras novas . Taí Nene revelado no Vasco da Gama , atuando na NBA, mais uma vez um dedinho de HELIO RUBENS GARCIA ,que ganhou títulos com o Vasco da Gama e ao mesmo tempo ajudou a mostrar que nosso basket vem fortalecendo .
Será que Marcel tem mesmo algo a críticar do atual técnico da Seleção Brasileira?!!!!!!


Marcio

 

RE: 25-11-2002 22:14   

eque vc falou de soluções, e citou a Argentina, pensei que gostasse de saber como são faitas as coisas la.........
Se e facil, claro que NÃO É....mas se nao fizermos algo vai continuar tudo assim.....e se tudo fosse facil......na vida...não

marcio francisco

José Irineu

 

RE: 25-11-2002 13:48   

Será que seia tão dificil fazer isso aqui no brasil? acho que não né?

Marcio

 

RE: 23-11-2002 22:07   

Caro Jose,

Lewndo seu email, o qual concordo com quase tudo.
Sabe qual a diferença do Brasil e a Argentina , no Basquete, e que no Brasil a maioria dos treinadores de base trabalham objetivando apenas vencer um campeonato de base e não pensando no futuro do atleta como jogador adulto, enquanto na Argentina, eles trabalham visando as ctegoria adulto em ensinar um jogador para chegar esta categoria não apenas em ficar campeão da categora de base....eles possuim um estrutura muito grande, copiada da Espanha no qual tem ate mesmo um Plano Nacional de Detecção de Talentos, onde eles procurão garotos com aptidões (fisica ou tecniacas ) pelos pais e investem nestes garotos....E no Brasilk o que nos temos?


Saudações Basquetebolisticas,


Marcio Francisco
Araras SP
marcio.basar@zipmail.com.br