18-09-2002 -
Acredito que grande parte da culpa pela sofrível campanha brasileira no Mundial Masculino se deve a nossa arbitragem que não permite quase nenhum contato. No nosso basquete dificilmente os bloqueios (tocos) são permitidos. Além disso, qualquer contato é marcada falta, havendo, também, excesso de faltas técnicas.
Tudo isso contribui para que nossos jogadores fiquem mal acostumados em relação a uma marcação forte.
Devemos mudar nossas arbitragens, que devem permitir maior contato, privilegiando a defesa.
O Brasil sempre foi muito bom no ataque e se melhorarmos à defesa temos tudo para obter resultados muito melhores. |