TRIBUNA
[voltar]  

Silvio luis

databasket

10-05-2002 -

Caro Marcel:
Gostei do seu editorial sobre o desempate em cesta average, acho inadmissível esse critério para ser usado como desempate em um campeonato tão bom e bem disputado como vem sendo esse campeonato brasileiro. Mas tem mais, você falou sobre um possível empate entre vasco e bauru, mas não falou sobre o o que acho o principal defeito nesse critério desempate, a cbb obriga os times a ter 3 jogadores mais novos no banco de reserva, ótimo! Mas como um técnico que tem que prestar conta com o seu patrocinador vai colocar esses jogadores para jogar com tranquilidade sabendo que seu time tem que ganhar sempre com a maior diferença possível, e se ele colocar os garotos no lugar de um jogador experiente, na maioria das vezes eles não conseguirão manter o mesmo padrão e nível de jogo e com isso o seu saldo irá cair. (lembremos que esses jogadores juvenis também entram com pressão encima deles, que terão que jogar bem sempre)
Temos sim que renovar o nosso basquete, acredito na renovação com critérios que possam fazer jovens jogadores jogarem ao lado de atletas experientes e que possam ganhar rítmo de jogo, então fica um paradoxo para a CBB resolver, se ela obriga a ter 3 juvenis no banco ela tem que dar oportunidade para que esses jogadores possam atuar, e não é com esse tal critério de cesta average.
Ah, agora vou puxar a sardinha aqui para nosso lado, sou de Ubelândia e creio que nosso time, o UNIT UBERLÂNDIA tem todas as condições de disputar a final do campeonato brasileiro, o nosso técnico Marco Antonio Aga vem fazendo um grande trabalho aqui em Uberlândia e seu time conquistou a confiança da cidade, com certeza ganhar dentro do nosso ginásio nos play-offs será muito difícil, os adversário terão que enfrentar além de um time muito forte, um verdadeiro "INFERNO".
Parabéns por esse espaço democrático
Silvio Luis Dantas
Torcida Inferno Verde
Uberlândia Mg
silviobello@uol.com.br

Bruno

 

RE: 10-05-2002 17:25   

CAro Silvio Luis Dantas,
Com certeza o MArcel terá a reposta mais correta do que a minha, porém apenas fiz questão de entrar para ressaltar a vc que esse modelo é cópia do aplicado na Argentina, salvo engano. Todavia, e ficaria difícil de te responder, o basquete de base da Argentina vem dominando na América Latina a muito tempo.
Como na era da modernidade e avanço dos computadores, existe aquele artifício para não perder tempo, ou seja, colar e copiar e foi o que aconteceu no nosso basquete. Além do mais quando isso foi acrescentado ao Regulamento da CBB favoreceu deteminados jogadores da categoria juvenil que iriam ter de esperar por mais 2 anos para tentar a chance no Adulto e aí a CBB achou que agindo dessa forma, o basquete iria se desenvolver abruptamente. Inclusive eu já ouvi que tem jogadores que ficam dizendo que apesar de não jogar vale a pena pois torna-se uma maneira de passear.
Enfim, com certeza, agora, que esses jogares privilegiados já atingiram a idade mínima para atuar na categoria Adulta e talvez por força dos clubes essa regra deverá cair, pois ela é um absurdo e também não serve de maneira alguma para o crescimento do esporte.