► CADASTRO

Cadastre-se e receba as últimas do basquete por e-mail.

BASQUETE - Not�cia

Brasília domina Rio Claro e vence fora de casa

28/02/2015 08:43 h

         

Atuar fora de casa não impediu que o UniCEUB/BRB/Brasília tivesse um excelente aproveitamento nos arremessos para conhecer seu 11º triunfo no NBB 7. Com a mão calibrada, a equipe da capital federal teve um ótimo desempenho ofensivo e superou o Rio Claro Basquete, na noite desta sexta-feira, no Ginásio Felipe Karam, por 98 a 89.

Com um desempenho regular durante os quatro períodos, o time da capital federal teve grandes aproveitamentos nos arremessos durante a partida. Nas bolas de três pontos foram 12 acertos em 22 tentativas (54,5% de aproveitamento), nos tiros de dois foram 22 convertidos em 28 tentados (78,6% de aproveitamento), enquanto que nos lances livres a equipe converteu 18 dos 20 que arremessou (90% de aproveitamento).

Um dos 12 atletas selecionados para defender o NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2015, o pivô Cipolini foi um dos principais destaques da ótima produção ofensiva do Brasília e deixou a quadra como o cestinha do jogo, com 28 pontos – sua melhor marca na temporada 2014/2015.

“Foi uma noite muito boa para a gente. Conseguimos um resultado muito importante para a sequência do campeonato. É uma vitória que nos permite dar um grande passo rumo aos playoffs. Jogamos muito focados, de forma consistente. Isso se refletiu no ataque, que foi muito bem também”, disse Cipolini

Outras figuras importantes para a vitória dos candangos foram o norte-americano Kyle LaMonte, com 22 pontos e sete assistências, e o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o armador suplente Fred, ambos com 16 pontos. Do lado dos donos da casa, o principal pontuador foi o ala/pivô Mosso, com 18 pontos.

Com a vitória, o Brasília ganhou mais uma posição na tabela de classificação e agora ocupa o décimo lugar, com 11 triunfos em 25 jogos disputados. Por sua vez, Rio Claro conheceu sua 19ª derrota também em 25 partidas realizadas e segue na 15ª colocação.

O jogo
Atuando em casa, o Rio Claro dominou completamente os minutos iniciais do confronto. Afiado nas bolas de três pontos – foram três acertos seguidos, com Tatu, Caio e Brown – a equipe paulista abriu nove pontos de vantagem (13 a 4) em pouco mais de três minutos de partida. Sem se intimidar com o ótimo começo dos rivais, Brasília conseguiu virar o jogo ainda no primeiro quarto e para isso contou com grande desempenho de Cipolini. Com apenas um arremesso errado, o jogador marcou expressivos 15 pontos na parcial inicial e foi fundamental para os visitantes fecharem os primeiros dez minutos com 24 a 22 de frente.

Estar na liderança fez bem ao Brasília e a equipe do técnico José Vidal deslanchou no segundo quarto. Desta vez foi Fred quem brilhou e fez com que a vantagem dos candangos pulasse para 12 pontos. Com direito a três bolas de três pontos certeiras, o armador marcou 11 pontos durante a parcial e comandou o ótimo desempenho ofensivo dos representantes da capital federal (25 pontos). LaMonte, com dois tiros de longa distância, também apareceu bem.

Sem conseguir acompanhar o ritmo dos rivais, Rio Claro não teve um bom aproveitamento em seu ataque e não conseguiu impedir que os visitantes fossem para os vestiários com 49 a 37 de vantagem.

A pausa para o intervalo fez bem aos anfitriões. Com muita intensidade, a equipe paulista se apresentou muito bem no terceiro quarto, muito por conta do grande desempenho da dupla Estevam e Calvo. Juntos, os dois jogadores marcaram 21 pontos – 11 do brasileiro e dez do espanhol – e tiveram grande papel na reação do Rio Claro. Para se manter à frente, Brasília contou com boas atuações de LaMonte, Cipolini e Arthur e conseguiu resistir à subida de produção dos rivais para chegar ao último período com uma vantagem de seis pontos (68 a 62).

Logo no início da parcial final, Brasília voltou a deslanchar. Com destaque para Cipolini, o time visitante emplacou uma sequência de 12 a 4 e voltou a liderar com folga (80 a 66). Até então discreto no jogo, Mosso encaixou uma boa sequência de cestas, mas Brasília manteve seu alto aproveitamento ofensivo e confirmou a importante vitória fora de casa.

Por conta da pausa do NBB 7 para o Jogo das Estrelas, as duas equipes só voltarão à quadra no próximo dia 13. Brasília atuará mais uma vez fora de casa e irá até Fortaleza para enfrentar o Basquete Cearense, enquanto que o Rio Claro desafiará o vice-líder Limeira, também fora de casa. Os dois jogos acontecerão às 20 horas (de Brasília).

Equipe Databasket
databasket@databasket.com

Publicidade