► CADASTRO

Cadastre-se e receba as últimas do basquete por e-mail.

BASQUETE - Not�cia

Seleção "A" realiza testes físicos

22/07/2014 17:05 h

         

A rotina da Seleção Brasileira Adulta Masculina, mesmo antes da apresentação tem sido de muitos exames e testes. Nesta segunda-feira (21 de julho) e na terça-feira (22 de julho), os jogadoras realizaram os testes físicos em quadra. A partir da tarde desta terça-feira começam os treinamentos com bola no ginásio do Esporte Clube Sírio (Avenida Indianápolis, 1192), em São Paulo, em dois períodos: 11h00 às 12h30 e 18h00 às 19h30. Sob o comando do técnico Rubén Magnano, a equipe nacional está se preparando para a Copa do Mundo da Espanha, que será disputada de 30 de agosto a 14 de setembro.

O preparador físico da equipe brasileira, Diego Jeleilate, destacou a importância da primeira semana de trabalho.  "Essa semana é muito importante. É quando iniciamos o trabalho de introdução a carga de treinamento e controle com as avaliações, devido aos atletas estarem a algum tempo parados. O grupo chegou em um bom nível de preparação, com muitos jogadores já treinando antes mesmo da apresentação na seleção. O principal diferencial entre eles é o prazo que cada um esta parado em suas competições. Então, nesse início fizemos uma bateria de avaliações médicas, físicas para conseguirmos desenhar qual o perfil de cada atleta nesse momento e tentar equilibrar com o objetivo de deixar o grupo o mais homogêneo possível", destacou Diego.

O preparador citou o trabalho que está sendo realizado com os jogadores. "Estímulos específicos de jogo, situações priorizando o condicionamento cardiorrespiratório, que diminui no período que o atleta fica parado, e uma base razoável de força para sustentar a carga de treinamento. Teremos dez dias para o primeiro torneio da seleção contra Angola e Argentina. Então faremos uma periodização pensando em chegar com condição para esses jogos iniciais, mas sabendo que ainda não estão no estado que queremos de treinamento. A nossa prioridade é o Mundial e para isso vamos fazer o melhor trabalho para alcançar o nosso objetivo", disse Diego.

Diego destacou ainda a novidade sobre a realização dos exames médicos antes da apresentação da equipe.  "Fizemos um modelo de trabalho novo este ano, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com o Núcleo de Alto Rendimento (NAR), com a realização das avaliações medicas que conseguimos adiantar antes da apresentação. Isso é uma coisa nova e boa que devemos valorizar bastante. É um apoio muito importante e que temos que agradecer", finalizou o preparador.

Equipe Databasket
databasket@databasket.com

Publicidade