► CADASTRO

Cadastre-se e receba as últimas do basquete por e-mail.

BASQUETE - Notícia

SÃO JOSÉ GARANTE CONQUISTA DO TÍTULO PAULISTA

24/01/2010 20:30 h

         

O São José Basketball/Unimed/Vinac sagrou-se campeão Paulista Masculino da Série A-1 – 2009 ao derrotar o Paulistano/Amil, na manhã deste domingo (24 de janeiro), por 80 a 75 (39 a 41 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Lineu de Moura (AE São José), na cidade de São José dos Campos (SP), no terceiro confronto da série melhor-de-cinco do playoff – final. Com mais esta vitória, o time comandado pelo técnico Régis Marrelli fechou a disputa com três vitórias e nenhuma derrota.

E o jogo seguiu o mesmo panorama dos anteriores, com muita emoção e uma disputa limpa e bastante acirrada dentro de quadra. Como na partida passada, o representante da Capital começou melhor e ficou o primeiro quarto na frente (19 a 20), seguindo da mesma forma para o intervalo.

No terceiro período, o São José Basketball desperdiçou alguns arremessos de média e longa distância e o Paulistano aproveitou para ampliar a vantagem, que chegou aos oito pontos no final deste quarto (51 a 59).

O último período foi, realmente muito emocionante, com o time da casa crescendo bastante de produção e se aproximando rapidamente no marcador. Com isso, nos minutos finais, com boas atuações de Fúlvio, Mineiro e Matheus, o São José Basketball/Unimed/Vinac aproveitou-se de alguns erros do adversário para passar a frente e garantir o triunfo do título, levando os 2500 torcedores, que lotaram as dependências do ginásio, ao delírio.

“Estou muito contente, pois este foi o meu primeiro título como adulto e quero agradecer ao Régis Marrelli e toda comissão técnica, além da diretoria e companheiros, pela confiança que depositaram na minha pessoa”, comemora o ala Fabrício, que veio do banco e foi o cestinha da sua equipe com 18 pontos anotados e mais 09 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada.

“Tenho que enaltecer o trabalho deste grupo, que esteve sempre muito unido e determinado, lutando bastante para chegar a esta conquista, fato este que me deixa muito contente. Não fizemos um bom jogo na parte técnico, mas conseguimos a vitória na base do coração”, relata o treinador Régis Marrelli.

O armador Fúlvio, eleito o melhor jogador do campeonato, não deixou de enaltecer a participação dos torcedores. “Acho que o ponto principal desta conquista foi a nossa torcida, que sempre esteve ao nosso lado e deu um verdadeiro show nos playoffs, comparecendo em grande número e nos ajudando bastante”, comenta o experiente jogador, que marcou cinco pontos, apanhou três rebotes e deu onze assistências.

Pelos lados do Paulistano/Amil, o cestinha da partida Dedé, com 20 pontos anotados (e mais, 08 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada), cumprimentou o rival pela conquista. “São José conseguiu aproveitar melhor as chances nesse playoff – final e estão de parabéns pela conquista. Quero também cumprimentar a Federação Paulista de Basketball (FPB), pois este foi melhor estadual que disputei, muito equilibrado e emocionante”, relata.

Os outros destaques da partida foram Rafael Mineiro (17 pontos, 06 rebotes e 01 assistência) e Matheus (14 pontos, 01 rebote, 05 assistências e 04 bolas recuperadas), pelo time do Vale do Paraíba. Já em favor do representante da Capital, Rafael Baby (16 pontos, 06 rebotes, 02 assistências e 01 bola recuperada) e Zilmer (12 pontos e 02 rebotes).

O jogo contou com a presença de vários ilustres: Antonio Chakmati (presidente da Federação Paulista de Basketball), Carlos Ayres, Loester Serigato, Dálvio Barrichello e José Francisco Galvão Júnior (diretores da Federação Paulista de Basketball), Rubén Magnano - foto - (técnico da Seleção Brasileira Masculina), José Neto (assistente técnico da Seleção Brasileira Masculina), Vanderlei Mazzucchini Júnior (coordenador de seleções masculinas da Confederação Brasileira de Basketball), Eduardo Curi (prefeito de São José dos Campos), entre outros.

Este foi o terceiro título da história da cidade de São José dos Campos, que teve o Tênis Clube conquistando o bicampeonato estadual nas temporadas de 1980 e 1981.

RESULTADOS

19 de janeiro de 2010 (terça-feira)
Paulistano/Amil 83 x 86 São José Basketball/Unimed/Vinac

22 de janeiro de 2010 (sexta-feira)
São José Basketball/Unimed/Vinac 72 x 68 Paulistano/Amil

24 de janeiro de 2010 (domingo)
São José Basketball/Unimed/Vinac 80 x 75 Paulistano/Amil

DESTAQUES

Quinteto Ideal
Armador: Fúlvio - foto - (São José Basketball/Unimed/Vinac)
Ala: Dedé (Paulistano/Amil)
Ala: Alexandre Olivinha (Pinheiros/Sky)
Pivô: Wanderson (São José Basketball/Unimed/Vinac)
Pivô: Rafael Mineiro (São José Basketball/Unimed/Vinac)

Melhor jogador (MVP)
Fúlvio (São José Basketball/Unimed/Vinac)

Melhor técnico
Régis Marrelli (São José Basketball/Unimed/Vinac)


*** Esta escolha dos destaques foi feita pelos treinadores que estiveram disputando o Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2009


Fotos: Rafael Silva/PMSJC

Frederico Batalha
fredericobatalha@uol.com.br

Publicidade