► CADASTRO

Cadastre-se e receba as últimas do basquete por e-mail.

BASQUETE - Notícia

SÃO JOSÉ VOLTA À ELITE DO BASQUETE NACIONAL

27/01/2009 08:55 h

         

Bicampeã Paulista, campeã Brasileira e vice Sul-americana nos anos 80, o São José Basketball/Unimed/Vinac, mantida pela Prefeitura, volta na próxima quarta-feira (28 de janeiro) a figurar entre as principais equipes do país.

O retorno será contra o Univates/Bira, da cidade de Lajeado (RS), pelo Novo Basquete Brasil (NBB), competição que reunirá o total de 15 equipes. Com organização da LNB (Liga Nacional de Basquete) e chancela da CBB (Confederação Brasileira de Basketball) a competição terá como parceira na cobertura a Rede Globo.

A equipe vê o retorno à elite como mais uma nova oportunidade para representar bem a região e para galgar mais alguns degraus dentro do cenário estadual e nacional.

Para o técnico Régis Marrelli essa oportunidade será muito especial. Mesmo sabendo que a equipe de hoje tem vários degraus para chegar à fama da consagrada equipe do Tênis Clube nos anos 80. “Voltamos a ter a oportunidade de estar entre as melhores equipes do País. No Paulista estamos aos poucos conquistando os resultados. Para essa temporada, nossa meta é ficar entre os quatro primeiros colocados do Paulista”, comentou o técnico Marrelli.

Já quando se compara a atual equipe com a equipe do Tênis Clube (dos anos 80), o mogiano Regis Marrelli procura ter os pés no chão. “Ser um ícone como a equipe dos anos 80 está muito distante de nossa realidade. Temos que ter os pés no chão para conquistarmos passo a passo nossos resultados. Nossa meta para o Brasileiro é fazer bons jogos e tentar a classificação para o playoff”, complementou o técnico.

Em Campeonato Brasileiro, Régis Marrelli atuou como assistente-técnico e técnico do Corinthians/Mogi no ano de 2005. Régis Marrelli nasceu na cidade de Mogi das Cruzes onde reside atualmente. Foi atleta das categorias de base do Palmeiras e Pirelli, atuou nas equipes adultas das cidades de Itatiba e Suzano.

Na área técnica foi assistente técnico de Nilo Guimarães e Edvar Simões, símbolos do basquete nacional. Nilo integrou a Seleção Brasileira, que foi 9ª colocada nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984; e Edvar Simões, que foi campeão como atleta da Taça Brasil de 1955 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 1964. Como técnico comandou a equipe vitoriosa do Tênis Clube de São José dos Campos com a conquista do Brasileiro de 1981 e bicampeão Paulista nos anos de 1981 e 1982.

REFORÇOS
O ala/armador Adriano Galvão, o Di (foto, ao lado), já se apresentou ao técnico Régis Marreli e passa a compor o elenco do São José Basketball/Unimed/Vinac. Além do campeão estadual, a equipe joseense contará também com os reforços do ala/pivô João Victor (2m06 de altura) e do experiente pivô Telmo Oliveira (2m00 de altura).

O grupo joseense contará também com estes atletas: Thiagão, Ricardo, André Mudo, Paulão (foto, em jogo), Paulo Nery, Anderson Tigrão, Fabrício e os jovens Mateus, Vinícius, João Paulo e Robinho.

COMPETIÇÃO
Os cinco primeiros jogos da equipe de São José dos Campos serão em casa. Com entrada gratuita ao público as partidas acontecerão no ginásio Lineu de Moura na Associação Esportiva São José. Participarão 15 equipes de 7 Estados que disputarão em turno e returno. Os oito classificados vão disputar o playoff em melhor de cinco jogos.

Jogos em casa
28/01 - 20h00 - São José Basketball/Unimed/Vinac x Univates/Bira
30/01 - 20h00 - São José Basketball/Unimed/Vinac x Joinville
03/02 - 20h00 - São José Basketball/Unimed/Vinac x Winner/Limeira
11/02 - 20h00 - São José Basketball/Unimed/Vinac x CR Flamengo
13/02 - 20h00 - São José Basketball/Unimed/Vinac x Minas Tênis

Fotos: Fernando Moura/PMSJC

Frederico Batalha
fredericobatalha@uol.com.br

Publicidade