► CADASTRO

Cadastre-se e receba as últimas do basquete por e-mail.

BASQUETE - Notícia

“LEMBRA?”

04/12/2008 20:14 h

         

O Databasket inicia uma seção que vai resgatar jogadores/técnicos/árbitros/dirigentes/torcedores, enfim, pessoas ligadas ao basquete, que brilharam e deixaram saudade nas quadras, mostrando o que eles estão fazendo atualmente, se permanecem no esporte ou rumaram para outra atividade.

Para iniciar, vamos verificar o que anda fazendo o ex-jogador Nilo Guimarães, que defendeu equipes tradicionais, além de integrar a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, cuja colocação final foi o nono lugar: Lembra?

DAS QUADRAS PARA O GABINETE

O ex-jogador Nilo Guimarães, que defendeu equipes tradicionais do cenário nacional – Tênis Clube de São José, Pirelli, Minas Tênis, EC Sírio, Flamengo, entre outros – foi confirmado pelo recém-eleito prefeito do Município de Mogi das Cruzes, na região do Alto Tiête, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), como secretário Municipal da cidade durante a sua gestão. Aos 52 anos (04 de abril de 1957), o ex-armador e treinador espera contribuir para o engrandecimento do esporte na sua cidade natal.

“Dediquei mais de 30 anos da minha vida ao esporte e esta indicação pode, ou não, ser um reconhecimento de tudo isso. Sei que tem muita coisa a se fazer para aumentar o nível e a visibilidade do esporte em Mogi das Cruzes, por isso estou em fase de tomar pé da situação para ver o que já pode ser feito como á receita e condição estrutural existente”, comenta Nilo, que defendeu a Seleção Brasileira durante seis anos e segue batendo sua bolinha nos torneiros de veteranos espalhados pelo País e até no cenário internacional.

"Sempre estive do lado de fora da porteira, achando que dava para fazer tudo. Agora, tenho o desafio de fazer a cidade respirar esporte e ganhar visibilidade, com os pés no chão", complementa o esportista, que também mexe com cogumelo do sol, como atividade comercial.

O esportista afirma que só vai mexer com esporte de alto rendimento se houver condições para isso, sendo importante criar estrutura de base para que haja a formação de atletas na própria cidade. “A cidade é grande, pode compreender uma equipe de alto rendimento, mas quero fazer tudo com os pés no chão, dentro daquilo que temos condições. O trabalho de formação é muito importante, pois leva a criança de encontro ao esporte”, opina o recém-nomeado secretário, que chegou a comandar a equipe adulta masculina de Mogi, sendo vice-campeão estadual, mas não teve o respaldo necessário dos dirigentes para seguir como treinador.

Vale ressaltar que a cidade de Mogi das Cruzes se tornou um pólo tradicional da modalidade na década de 90, conquistando títulos importantes e conseguindo uma gama muito grande de torcedores. Mas, o time foi extinto há alguns anos em virtude de administrações ineficientes.

Fotos: Divulgação/CBB e Net

Frederico Batalha
fredericobatalha@uol.com.br

Publicidade