O Rio Claro Basquete sagrou-se campeão da Copa Sudeste – 2011 ao derrotar a Liga Sorocabana de Basquete, no sábado (02 de abril), mesmo atuando no ginásio Municipal Doutor Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP), por 79 a 78 (52 a 36 no primeiro tempo), em duelo acirrado e emocionante, válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – final. Com a vitória, a equipe rio-clarense fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.
O time visitante, que havia vencido primeiro jogo, disputado em seus domínios, por 76 a 63, iniciou melhor a partida e logo conseguiu vantagem no marcador, fechando o primeiro tempo com uma diferença favorável de 16 pontos. No segundo tempo, entretanto, a equipe sorocabana, com garra e determinação, aliado ao apoio da torcida, que compareceu em grande número, conseguiu a recuperação e baixou bastante à diferença.
Com isso, o final da partida foi eletrizante. A equipe rio-clarense vencia por um ponto e a Liga Sorocabana de Basquete teve a chance da virada, mas não conseguiu converter o lance final, tentado pelo pivô Gorauskas.
“O jogo foi digno das grandes finais, com emoção até o segundo final. Sabíamos que o jogo seria muito difícil, já que a Liga Sorocabana tem uma grande equipe, mas o nosso bom início foi determinante para que chegássemos a esta conquista, que dedico aos nossos torcedores”, comemora o ala Alfredo Perandini, do Rio Claro Basquete.
Os cestinhas da partida foram Lima, pelo time visitante, com 25 pontos, e o norte-americano Mario Edwards, com 19 pontos, em favor do mandante.
Na disputa do terceiro e quarto lugares, o Tijuca TC bateu o Macaé Sports Basquetebol, por 97 a 89 (57 a 50 no primeiro tempo), atuando no ginásio Alvaro Vieira Lima, no Rio de Janeiro (RJ), fechando a disputa em 2 a 0 e garantindo a última vaga da região na Super Copa Brasil – 2011.
O Rio Claro Basquete, a Liga Sorocabana de Basquete e o Tijuca TC estão garantidos na Super Copa Brasil, representando a região Sudeste. Os representantes das demais regiões são estes: Sul (Campo Mourão/PR e Caxias/RS), Norte (1), Nordeste (1) e Centro-Oeste (AA São Camilo/Sinop/MT). O clube que vencer a Super Copa – 2011 garante vaga para uma competição sul-americana.
Foto: Ricardo Prado/Divulgãção
