► CADASTRO

Cadastre-se e receba as últimas do basquete por e-mail.

BASQUETE - Notícia

RENATO ESTÁ ANIMADO PARA NOVO CICLO DA CARREIRA

04/08/2010 11:44 h

         

O torcedor de Joinville aguarda com ansiedade o início dos jogos, para que possa conhecer de perto as novas caras no elenco para a temporada 2010/2011. Uma das últimas novidades apresentada pela diretoria do clube foi o ala/pivô Renato Scholz (foto) com passagens por Ulbra (RS), Guarujá (SP), São Caetano (SP) e Arthur Nogueira (SP). A torcida poderá agora conhecer um pouco mais do jovem gaúcho, de 21 anos e 1m97 de altura, conferindo o bate-papo com o atleta.

INÍCIO NO BASQUETE
Eu decidi jogar basquete apenas com meus 15 anos de idade, que foi quando comecei mesmo a conhecer mais sobre a modalidade e fiquei bem interessado porque eu era bem alto pra minha idade. Como sempre gostei muito de esportes, queria praticar algum.

EXPERIÊNCIA NA EQUIPE DA ULBRA
Naquela época foi muito difícil, porque eu estava começando e no início tudo é difícil, mas muito bom ao mesmo tempo, pois os jogadores já profissionais que estavam na Ulbra gostavam e acreditavam em mim e me davam muita força, eu aprendi muito lá. Em relação à fundamentação do jogo tenho muito que agradecer ao Toninho, que naquela época era o auxiliar-técnico do adulto e técnico do juvenil, ele sempre acreditou muito em mim e me treinou bastante fora dos horários de treinos; foi uma pessoa muito importante no começo da minha vida de basquete e até hoje é um amigo e técnico que ouço bastante.

A PASSAGEM POR GUARUJÁ E REENCONTRO COM PAULINHO
No começo em Guarujá foi muito complicada a adaptação, era a minha primeira vez jogando em outro estado, era um campeonato muito forte, mas com o tempo e os jogos eu fui ganhando meu espaço. Eu, particularmente, estou bastante feliz por estar reencontrando o Paulinho aqui em Joinville, é um cara que admiro muito, acho que este reencontro com o Paulinho vai me ajudar na adaptação com a equipe e no sistema de jogo do técnico Alberto Bial, o fato de já termos jogados juntos será um facilitador.

SÃO CAETANO E PROFISSIONALIZAÇÃO
Sou muito grato ao São Caetano, pois foram eles que me colocaram no cenário do basquete paulista, me deram oportunidade de aparecer em um dos centros mais fortes do basquete no Brasil. Em São Caetano do Sul, tive muito tempo de quadra, e isso é importante para um jogador de basquetebol, não adianta só treinar tem que ter a experiência real para que se possa evoluir e aprender com as situações de jogo, e isso foi o que eu mais fiz lá, só tenho a agradecer a eles.

NOVO MILÊNIO EM ARTHUR NOGUEIRA
Eu gostei muito de jogar com o técnico Té, ele foi jogador, inclusive aqui em Joinville. É um cara que passa muito confiança para seus atletas e acredita muito no seu grupo e isso é muito importante em uma equipe. Acabei fazendo um bom Torneio Novo Milênio e ele contribuiu para isso, no meu modo de ver.

EXPECTATIVAS EM JOINVILLE
Minha expectativa aqui em Joinville é a melhor possível, eu acho que vai ser uma temporada muito boa pra mim, meu primeiro campeonato da NBB, vai ser uma experiência nova e tenho certeza que todos os jogadores aqui vão me ajudar muito nesta temporada. Sempre gostei de treinar, vou me dedicar muito para estar sempre preparado para quando aparecer às oportunidades, eu poder agarrá-las com força e fazer meu melhor, só assim vou ganhar meu espaço.

ÍDOLOS
Nunca tive muitos ídolos, mas eu admiro muito o Paulinho aqui de Joinville e o Márcio, de Franca, que é um cara que eu considero muito pelo basquete e pela pessoa, pois me ajudou bastante lá em Torres (RS), na época da Ulbra.

RENATO COMO JOGADOR
Sou um jogador atlético, que gosta de saltar e de correr bastante, procuro o contato físico na briga pelo rebote e gosto muito de defender, mesmo achando que ainda preciso melhor muito minha defesa. Tenho um bom arremesso de fora, que ainda estou trabalhando nele. Sou um cara muito determinado e focado nos objetivos, sempre respeitando muito os companheiros, mas querendo conquistar o meu espaço.

Foto: Divulgação

Frederico Batalha
fredericobatalha@uol.com.br

Publicidade